top of page

Arapiraca teve alta de 133% no número de pacientes com síndromes gripais nos últimos 15 dias

Atualizado: 14 de jan. de 2022



Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca desta segunda-feira (3) aumentou em 133% o número de pacientes atendidos no Pronto Atendimento Municipal, 43% somente nos últimos 7 dias.


O Pronto Atendimento do Município funciona no Complexo Multiprofissional de Saúde, no bairro de Baixa Grande.


“Só neste domingo, dia 2 de janeiro, o Pronto Atendimento Municipal registrou 140 atendimentos a Síndromes Gripais. Este aumento também tem sido registrado nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelos bairros e comunidades de Arapiraca”, disse o enfermeiro Evandro Melo, coordenador de Epidemiologia da cidade.


Casos de Covid


Se os casos de síndrome gripais têm crescido, o mesmo não se pode dizer, por ora, quando o assunto é registro de Covid-19, nos últimos 30 dias.


"Mesmo assim, a Secretária de Saúde segue monitorando constantemente a situação", afirma Melo.


Coordenador médico de Arapiraca, Celso Marcos afirma que é fundamental a procura da população por atendimento médico em casos de síndromes gripais por conta da semelhança entre os sintoma da gripe e Covid-19, como tosse, febre ou calafrios, coriza, dor de cabeça, dor de garganta, sensibilidade ocular, diarréia e vômito.


“É muito importante que quem apresentar esses sintomas procure uma Unidade Básica de Saúde para que possa ser avaliado por um médico “, disse Marcos.


Ainda segundo o médico, os protocolos de segurança sanitária precisam ser mantidos.


“Os cuidados são os mesmos, tanto para Covid-19 quanto para a Influenza e outros vírus. Manter o distanciamento social, principalmente quando se apresentar sintomas; usar máscara de proteção facial, usar álcool em gel e higienizar frequentemente as mãos e superfícies são alguns dos cuidados que devem ser mantidos”, explicou ele, acrescentando que crianças abaixo de seis anos, idosos e imunocomprometidos estão no grupo de pessoas que devem intensificar os cuidados.


Unidades de atendimento


Além das Unidades Básicas de Saúde, também estão disponíveis para atendimento à população o Pronto Atendimento Municipal, no Complexo Rogério Auto Teófilo, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macêdo, no bairro Itapoã.


Com Ascom/Arapiraca

Imagem: Pablício Vieira

 
 
 

Comentários


bottom of page