Hospital de Emergência inicia Aula Multidisciplinar com estagiários do Programa Preparando a Volta para Casa
- ehdearapiraca.com.br
- 11 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Arapiraca, 11 de junho de 2024
Com Assessoria

Estágiário Eduardo e o fisioterapeuta Marcos Protázio - Tony Medeiros/ASCOM HEA
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), por meio do programa Preparando a Volta para Casa, lança uma nova ação para avançar no desenvolvimento acadêmico dos estagiários das seis especialidades que acompanham os trabalhos na maior instituição hospitalar do interior de Alagoas. O programa tem 10 estagiários nas áreas de serviço social, nutrição, enfermagem, fisioterapia, psicologia e medicina.
A partir da segunda-feira (17), no auditório do HEA, será iniciada a “Aula Multidisciplinar”, em que os estudantes serão os responsáveis para ministrar uma aula sobre o tema “Cuidados Paliativos” para os profissionais que os orientam no dia a dia do programa.
“Uma vez por mês vamos escolher um tema geral para todas as especialidades para que pesquisem, dentro da área de atuação, e falem, em tom de aula, sobre o assunto. E uma vez por semana, uma especialidade vai discorrer sobre um tema específico e que esteja alinhado com o serviço oferecido pelo programa. A ideia é provocar a pesquisa e avaliar como cada estagiário vai demonstrar o conhecimento. Desta forma, podemos unificar a prática da rotina do nosso serviço no Programa à teoria com as pesquisas de temas que serão escolhidos pelos profissionais”, afirmou a psicóloga Mônica Leal, coordenadora do Programa Preparando a Volta Para Casa do Hospital de Emergência.
“Eles vão nos capacitar”, afirmou o fisioterapeuta Marcos Protázio. “A ideia é instigar que eles pesquisem mais, estudem ainda mais, aprofundem o conhecimento e possam demonstrar o aprendizado para os profissionais que compõem o Programa. Vamos debater e aprender com eles. A prática caminhando junto com a teoria, garantindo que tenham uma nova experiência acadêmica”, afirmou Marcos.
O estudante de fisioterapia da Unirb, Eduardo Catônio, está terminando o curso. Desde fevereiro frequenta o HEA para colaborar com o Programa Preparando a Volta para Casa.
“É uma proposta diferente, assim como é a abordagem inovadora do Programa. Além de provocar mais pesquisa da nossa parte, vamos aprender também sobre a atuação das outras especialidades em temas específicos. Vai ser bastante enriquecedor”, disse Eduardo.
Aniversário - Em agosto deste ano, o Programa Preparando a Volta para Casa completa 11 anos de trabalhos realizados no Hospital de Emergência do Agreste (HEA). A proposta é que uma equipe multiprofissional faça o acompanhamento de pacientes vítimas de traumas, sequelas, internados na instituição. Os familiares destes pacientes são treinados pelos profissionais para que possam acolhê-los, da melhor forma possível, em casa, após a alta hospitalar.




Comentários