top of page

NUPEA aproxima a ciência de estudantes com curso introdutório de astronomia

Arapiraca, 17 de maio de 2023


ree

“A astronomia transformou o homem naquilo que ele é hoje. Com ela, por exemplo, ele pode calcular o tempo e saber as estações apenas com o olhar atento para o céu”. É dessa forma que pesquisador, graduando em geografia e membro do Núcleo de Pesquisas Agrárias (NUPEA) da Universidade Estadual de Alagoas - Campus Arapiraca, José Marcos Araújo, define a astronomia e sua relação direta com a sociedade.


ree

Para aproximar ainda mais a ciência de estudantes, professores e público em geral, o NUPEA promove o Astrum – Curso Introdutório de Astronomia em Arapiraca: ele acontece de 27 de maio a 17 de junho, sempre aos sábados. A abertura do curso acontece no Planetário e as demais aulas serão ministradas no Campus da Uneal, no bairro Alto do Cruzeiro.


Já as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 26 de maio, um dia antes do início do curso, no endereço eletrônico https://doity.com.br/astrum-astronomia. Conforme o próprio membro do NUPEA, a procura pelo curso tem sido boa e, até o fechamento desta matéria, surpreendia o perfil dos inscritos.


ree

Ainda sobre paralelos que se pode traçar entre a astronomia e a vida prática, José Marcos Araújo destaca outros aspectos da contribuição da ciência para a evolução da sociedade e a importância do curso que será ministrado em Arapiraca.


“Com a filosofia, a astronomia é uma das primeiras ciências da história da humanidade. Hoje, por exemplo, nossa tecnologia é toda baseada na astronomia; se não fosse por ela, não teríamos a parte da engenharia que é a astronáutica e, sem esta, não teríamos internet, celular etc. Por isso, conhecer, aprender sobre astronomia é adquirir conhecimento sobre o próprio homem, o que ele é capaz de fazer e onde ele pode chegar”, destaca José Marcos Araújo.


Inscritos – Até o fechamento da matéria, a procura pelo curso era, em sua maioria, por estudantes do Ensino Médio, o que, de certa maneira, surpreende a organização do Astrum.

“Ao mesmo tempo em que surpreende, também é bastante legal que tenhamos jovens estudantes interessados em ciência, na astronomia mais particularmente. Estamos felizes com o interesse”, comentou José Marcos.


Sexta nas Estrelas


Por iniciativa do mesmo grupo de pesquisa, toda sexta-feira a população tem a oportunidade de observar, por meio de telescópios e outros equipamentos, os astros no céu de Arapiraca no projeto Sexta nas Estrelas, em duas sessões, das 19h às 19h30, e das 21h20 às 22h20.


Conteúdo programado:


- Introdução à astronomia

- Vida e a morte das estrelas

- Astronomia do Sistema Solar

- A formação do planeta Terra

- Esfera e movimentos celestes

- Poluição luminosa

- Instrumentação astronômica

- Astronomia cultural

- Exploração espacial

- A importância da ciência cidadã



 
 
 

Comentários


bottom of page