top of page

Alagoana com Síndrome de Fahr precisa de ajuda para cirurgia de gastrostomia


Arapiraca, 25 de maio de 2025

Patricianne Barros Wanderley tem 41 anos
Patricianne Barros Wanderley tem 41 anos

Natural de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, Patricianne Barros Wanderley, de 41 anos, vive uma batalha diária contra uma doença rara e degenerativa: a Síndrome de Fahr. Filha da Pastora Fátima, figura conhecida na comunidade evangélica local, Patricianne tem enfrentado uma piora significativa no seu estado de saúde nos últimos dias e precisa com urgência realizar uma cirurgia de gastrostomia.


A Síndrome de Fahr é uma condição neurológica hereditária caracterizada pela calcificação bilateral e simétrica dos gânglios da base e outras regiões do cérebro. A doença, que não tem cura, compromete progressivamente o sistema nervoso central, levando a sintomas neurológicos severos, como convulsões, alterações motoras e cognitivas.


Com o agravamento do quadro clínico e crises convulsivas frequentes, a alimentação por sonda nasal – até então utilizada – deixou de ser eficaz e segura. A cirurgia de gastrostomia passou a ser essencial para garantir a nutrição e administração de medicamentos diretamente no estômago da paciente, através de uma abertura feita na parede abdominal.


Campanha solidária


A cirurgia tem custo estimado em R$ 10 mil, valor que a família não dispõe no momento. Além disso, Patricianne necessita de uma série de cuidados contínuos, como consultas médicas particulares, medicamentos de uso contínuo, fraldas geriátricas e suplementos alimentares, como o Nutren, indicado pelos médicos para garantir o aporte nutricional necessário.

ree

Sensibilizados com a situação, familiares e amigos iniciaram uma campanha de arrecadação financeira. Um banner com a chave Pix foi divulgado nas redes sociais com o seguinte apelo:


> “O valor da cirurgia é em torno de R$ 10.000,00 e toda ajuda é bem-vinda. A sua contribuição pode fazer a diferença na vida dela! Desde já, agradecemos imensamente e rogamos a Deus que multiplique cada gesto de solidariedade”.


A família reforça que qualquer valor pode colaborar para o tratamento de Patricianne e ajudar a garantir mais dignidade e qualidade de vida diante dos desafios impostos pela doença.


Como ajudar?

Quem puder contribuir pode entrar em contato com os familiares pelas redes sociais ou realizar doações via Pix utilizando a chave que está sendo compartilhada nos materiais da campanha.


A esperança de dias melhores para Patricianne agora passa pela solidariedade de quem puder estender a mão nesse momento difícil.



 
 
 

Comentários


bottom of page