top of page

Arapiraca: primeira série de ficção alagoana aborda fé, mistério e amor; veja a sinopse

Arapiraca, 5 de junho de 2025


ree

A luta entre o bem e o mal é uma velha conhecida das histórias e narrativas ao longo dos tempos. Mas o que é mais pertinente perceber é que esse embate se dá, também, dentro de nós.


E é a partir dessa perspectiva que a série Contos Perdidos de Alagoas ganha forma. Em sua primeira temporada — que está sendo gravada até o início deste mês de junho em Arapiraca —, ela aborda justamente até onde iríamos para salvar quem mais amamos.


Como cenário, os roteiristas estão utilizando uma Arapiraca da década de 1970 e outra dos dias atuais, uma.cidade.centenária. Algumas locações estão sendo usadas na zona rural e igualmente no centro urbano.


ree

Um dos principais panos de fundo é a igrejinha da Praça dos Curis, que fica no 'coração' do município. Ela tem uma representação simbólica na série, com uma arquitetura peculiar que remete a tempos antigos.


"A série trata, essencialmente, sobre até onde você vai para proteger quem você ama. Essa primeira temporada quer trazer esse debate. Será que vale mesmo a pena mergulharmos nessas profundezas? E fazer esses questionamentos é sempre algo saudável e, sinceramente, estamos muito felizes de poder fazer isso em um momento tão pulsante de Arapiraca em termos de Cultura e produção cinematográfica! Estamos ansiosos para as pessoas verem o resultado e sentirem orgulho de dizer: ‘Ei, eu conheço esse lugar! Foi gravado na minha cidade, com atores da minha terra!’ Arapiraca merece esse senso de pertencimento pelo tamanho que já tem, pela grandeza que já é”, afirma o roteirista e diretor Vitor Sousa.


Além disso, essa série de suspense psicológico tem mais de 200 pessoas da região do Agreste alagoano, Maceió e Bahia trabalhando juntas e movimentando a economia local, gerando emprego e renda dentro do espectro cultural, econômico e turístico da cidade.


Preparação -


Mais coisas antes nunca vistas por aqui também aconteceram: entre os dias 23 e 27 de abril, a atriz baiana Luciana Souza — que esteve envolvidas em produções nacionais como os filmes Ó Pai Ó e Bacurau, por exemplo — esteve em Arapiraca realizando a Preparação de Elenco da série Contos Perdidos de Alagoas.


ree

Ela retornou em meados de maio para dar seguimento à preparação com os atores e atrizes, realizando ajustes finos até o dia do início das filmagens, iniciadas no último dia 20.


Aqui encontrei pessoas com certa trajetória já edificada e outras ainda começando. É um momento especial para mim, por ser uma primeira experiência minha com a preparação do elenco da série e a minha preparação em si, enquanto atriz. Ou seja, duas funções”, diz ela, que será a dona Neuza.


ree

Sinopse -


Em busca de uma notícia que envolve o passado de sua família, Samuel (Henrique Ávlis), um jornalista, descobre a história de Maria (Ana Beatriz), uma criança que na Arapiraca dos anos 1970 fazia milagres, curando pessoas que vinham de todo o Estado.


Dona Neuza (Luciana Souza) ao lado Padre Rodrigues (Alberto do Carmo) protegem esta história, perpetuando por mais de 50 anos a perspectiva de fé e esperança do povoado da velha Arapiraca. Virgílio (Gabriel Faindé) — um ser enigmático — tenta destruir esse passado e, agora, dona Neuza e os fiéis vão defender, por meio da fé, os milagres de Maria.


 
 
 

Comentários


bottom of page