top of page

Arapiraquense vira membro de instituição de pesquisa das mais prestigiadas do mundo

Arapiraca, 4 de setembro de 2025

Com Assessoria


Professor Danilo Bastos
Professor Danilo Bastos

É de Arapiraca o mais novo Membro Pleno da Sigma Xi, instituição das mais prestigiadas sociedades de pesquisa do mundo. O feito é do professor Danilo Bastos Bispo Ferreira, do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.


Para ele, essa conquista não é só uma honra pessoal, mas uma vitrine internacional que mostra a força do talento e da dedicação de quem investe na ciência de Alagoas e do Brasil.


“Esse reconhecimento projeta a Ufal em redes internacionais de pesquisa, reforçando a qualidade da produção científica desenvolvida em nossa instituição. Entendo que a conquista se alinha à missão da Ufal de valorizar e divulgar sua produção acadêmica”, afirmou, orgulhoso de estar inserido no mesmo grupo do qual Albert Einstein já fez parte.


Com destaque na pesquisa científica na área de psiquiatria da infância e adolescência, Danilo é médico, com especializações em psiquiatria e pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental, além de ser mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Atualmente, atua como professor na Ufal em Arapiraca, é avaliador da Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM) e acompanha estudantes de Medicina e residentes de Psiquiatria no Hupaa, contribuindo para a formação de novas gerações de profissionais.


Ainda conforme o arapiraquense, a conquista é um reflexo do compromisso de fortalecer a pesquisa no Brasil e valorizar o potencial local. A certificação de Membro Pleno de uma Sociedade científica tão importante já foi um passo para sonhar alto.


“Já delirei sobre ganhar o Nobel da Paz!”, brincou


Sigma Xi


A Sigma Xi, fundada em 1886, é a união de mentes brilhantes que movem o avanço do conhecimento. Com mais de cem mil cientistas espalhados por mais de 500 universidades e centros de pesquisa ao redor do mundo, ela promove a valorização da pesquisa multidisciplinar.


Para fazer parte desta rede, a indicação deve vir apenas de membros atuais, em um processo de validação pelos pares.


"Indivíduos selecionados que demonstraram potencial como pesquisadores são convidados a se associar como membros associados. A filiação plena é conferida àqueles que demonstraram realizações notáveis em pesquisa”, diz o estatuto da instituição.


 
 
 

Comentários


bottom of page