Homenagem à Aninha, Dona Yolanda, e outras mulheres de Arapiraca
- ehdearapiraca.com.br
- 14 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

Prefeito Luciano Barbosa segura a mão de Dona Yolanda, que está em companhia de seus familiares; ao fundo, foto de Carmen Yolanda, a Aninha
Ter nascido nos anos de 1970, 1980, em Arapiraca, rendeu uma enxurrada de vivências e, hoje, boas memórias. Ontem (13), os moradores do Conjunto Residencial Agreste foram contemplados com a inauguração da Escola de Ensino Fundamental Carmen Yolanda Alves Ferreira. Para quem a conhecia de perto, a Aninha.
Carmen Yolanda, que trabalhou como radialista, professora e também participou ativamente de movimentos sociais em Arapiraca como presidente do Interact Club, entre outras instituições na cidade, faleceu em 2019. Hoje, a unidade de ensino que leva seu nome vai atender 780 alunos na comunidade.
Aninha é filha de Dona Yolanda, uma mulher que é dos símbolos dos anos dourados de jogos do ASA. Época em que a hora do liso (momento em que os torcedores sem dinheiro para o ingresso podiam entrar de graça no estádio e ver os minutos finais das partidas) fazia a alegria dos alvinegros.
Dona Yolanda estava sempre lá com seu quiosque que vendia cachorro-quente. Era um ponto de referência afetivo para quem frequentava o Coroacy da Mata Fonseca, com ou sem chuva, em busca da vitória, mesmo que algumas vezes, a derrota dava o tom dos ânimos.
O cachorro-quente de Dona Yolanda era um carinho no estômago de quem saia do trabalho, de casa, da escola, “ia como estava”, para ver o ASA jogar sabendo que não tinha hora certa para voltar para casa.
Além de Dona Yolanda, duas outras mulheres precisam ser lembradas nesse post: Dona Zefinha, que por muitos anos cuidou do banheiro feminino do estádio e era amiga de Dona Yolanda; e Kid, que ajudava no preparo dos cachorros-quentes que seriam vendidos durante os jogos. Alguns deles, é bem verdade, eram doados para crianças e os menos afortunados. Assim como Aninha, ambas já partiram, mas deixaram um legado para outras gerações.
Mulheres do futebol alagoano. Mulheres que merecem todas as homenagens.




Comentários