Morte na faixa: idosa é atropelada no Centro de Arapiraca; cidade tem quase 15 mil infrações em 2023
- ehdearapiraca.com.br
- 16 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de jul. de 2023

Teônia Caetano, atropelada e morta na faixa de pedestre - Acervo pessoal
Arapiraca, 16 de julho de 2023
Na segunda-feira (10), Teônia Caetano, 72 anos, foi ao Centro de Arapiraca resolver questões pessoais. Ativa, a idosa era moradora do bairro Baixão, e havia ido, entre outras coisas, comprar fitas que a ajudam no controle do diabetes.
Mas ela não conseguiu realizar as tarefas que havia planejado para aquela manhã chuvosa: por volta das 10h, Teônia Caetano foi atropelada e morta, quando tentava atravessar a rua na faixa de pedestre da Praça Manoel André.
Uma motorista, em um carro Onix, foi a responsável pela tragédia.
Teônia foi atingida e arremessada alguns metros à frente da colisão. O É de Arapiraca conversou com o superintendente-adjunto da SMTT, Alberto Peixoto, sobre o caso e a realidade do trânsito na segunda maior cidade de Alagoas.
Da cidade de Feira Grande, a motorista foi detida por populares por tentar fugir da cena do crime. Ela foi ouvida pela polícia e alegou que um carro na faixa de pedestre teria encoberto a visão dela; após o interrogatório, ela pagou fiança de um salário mínimo e foi liberada para responder ao processo em liberdade.
Blog – É comum ao observador atento flagrar, diariamente, o desrespeito às faixas de pedestre em Arapiraca. E isso não é diferente na que foi cenário para o atropelamento e morte da senhora Teônia Caetano. Por conta do fluxo intenso de carros e pedestres pela local, já que é Centro da cidade, há algum estudo em curso para implementação de um semáforo para aquela faixa de pedestre?
SMTT - Já existem dois semáforos em menos de 200 metros; um, inclusive, por botoeira. (Independente de semáforo o condutor deve ter atenção redobrada ao se aproximar da faixa de pedestres).
Blog – A motorista que atropelou e matou a idosa alegou, em seu depoimento à polícia, alegou que um carro estacionado do lado direito, e em cima da faixa, teria lhe tirado a visão.
SMTT - De acordo com o artigo 181 VIII , 182 VI do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido parar sobre a faixa de pedestres e também estacionar sobre ela.
Blog – É comum flagrarmos motoristas no trânsito de Arapiraca avançando sinal vermelho, sem cinto de segurança, motoqueiros sem capacete... As campanhas para educação de trânsito na cidade ainda possuem o caráter educativo (somente) ou já se passou à aplicação de multas e outras sanções previstas no CBT?
SMTT - Existem departamentos dentro da instituição SMTT, cada um deles com suas atribuições: o de fiscalização é para autuar os flagrantes de desrespeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro. O departamento de Educação que faz as campanhas e ações de conscientização.
A SMTT faz os trabalhos de educação e fiscalização, em paralelo, e independentes.

SMTT faz ação educativa com condutores em Arapiraca - Crédito - Ingred Emanuelly
Blog – A que a SMTT de Arapiraca atribui o mau comportamento dos condutores de veículos no município? A formação em autoescolas poderia uma das responsáveis por isso?
SMTT - A culpa do mau comportamento dos condutores às normas de trânsito é de única e exclusiva dos próprios condutores que insistem em desrespeitar regras de segurança. Esse desrespeito às normas de trânsito são o que provocam os acidentes.
Blog – Por fim, há um número de infrações aplicadas pelo órgão de janeiro de 2023 até agora? Qual (s) infração mais comum no trânsito da segunda maior cidade de Alagoas?
SMTT - O número de infrações de janeiro a junho é de 14.751 e as maiores recorrências são: falta do uso de cinto de segurança, manusear telefone celular, desrespeito à placa de parada obrigatória e estacionamento irregular.




Comentários