top of page

Melhor amendoim "cozinhado" do mundo é de Arapiraca e "seu" José Nildo vive dele

Atualizado: 28 de jul. de 2022

Arapiraca, 27 de julho de 2022

Crédito Imagem Eh de Arapiraca



ree

"Seu" Nildo e o amendoim cozinhado


Em Arapiraca, é costume dizer que tudo que é feito lá é melhor do que em qualquer outro lugar do mundo. Sem constrangimento.


No "tudo", o amendoim cozinhado tem seu lugar cativo: ele é tira-gosto para uma boa cerveja, distração para o nervosismo quando se assisee aos jogos do ASA etc...


Vendido por litro, custa R$ 6,00. O de Arapiraca é sequinho, sem líquido escorrendo pela casca e com a vivacidade de um alimento pronto para o consumo.


Quem sabe o segredo para o produto ser o melhor de Alagoas é José Nildo Souza, 75. Há pelo menos 30 anos, ele vive da venda de amendoim cozinhado, e 25 deles, no cruzamento da Rua Fernandes Lima com a Praça Luiz Pereira Lima, próximo à Casa da Cultura.


Quem tem acima de 35, 40 anos já se deparou com o pequeno vendedor no local: mais precisamente, ele fica na calçada da já extinta, mas não menos tradicional, Farmácia do Zé Baié (in memorial).


"Não vou contar todos os segredos de se fazer um bom amendoim cozinhado. Mas um deles é a terra onde ele é plantado. Aqui em Arapiraca, compramos de locais onde a terra é boa, sadia, e o resto do preparo fica como segredo mesmo", contou José Nildo ao EhdeArapiraca.


Casado e pai de três filhos, ele é natural de Feira Grande, a 28km da capital do Agreste. Foi vendendo amendoim que ele criou os filhos.


"Trabalhei tudo que o senhor possa imaginar, mas me firmei mesmo como vendedor de amendoim aqui nessa esquina. Claro que não sobra dinheiro, mas dá para assar e comer e viver a vida", disse José Nildo que costuma vender 36 litros do amendoim cozinhado, em média, em dois dias.


"Eu compro cozinhado ou às vezes cozinho em casa. Mas a idade já não me permite mais inalar a fumaça de quando está no fogo", concluiu.

 
 
 

Comentários


bottom of page