Mineração está entre hipóteses consideradas para tremores de terra em Arapiraca
- ehdearapiraca.com.br
- 31 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Arapiraca, 31 de agosto de 2023

Sabe o ditado que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar? É bom não levá-lo muito à risca. Pelo menos quando o assunto é o tremor de terra ocorrido, por três vezes, agora em agosto, em Arapiraca, na segunda maior cidade de Alagoas.
O blog questionou a Defesa Civil do município que, por meio da sua assessoria de imprensa, afirmou que não descarta nenhuma possibilidade para o fenômeno geológico, incluindo que ele tenha relação com o trabalho de mineração da empresa Vale Verde, que fica Craibas, distante 20km da capital do Agreste.
Apesar de os trabalhos estarem somente no começo, população de Arapiraca e autoridades, algumas ouvidas em sigilo pelo EhdeArapiraca, não escondem a apreensão de que os tremores de terra na cidade terem semelhança com o que ocorreu em Maceió, em 2018, quando a extração de sal-gema da Braskem acabou destruindo os bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange, afetando, ainda, Farol e Bom Parto.
Perguntas:
1 - A Defesa Civil considera a possibilidade de os tremores de terra possuírem relação com o trabalho da Mineradora Vale Verde?
DC - A Defesa Civil de Arapiraca informa que, até o momento, trabalha com algumas hipóteses que serão investigadas com o auxílio dos marcos topográficos, que devem ser instalados nas proximidades do epicentro até o fim da primeira semana de setembro. Ainda não é possível levantar culpados, mas não descarta nenhuma possibilidade, todas serão estudadas e avaliadas tecnicamente.
2 - Além dos órgãos já envolvidos na investigação, existe a possibilidade de a CPRM [Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais] integrar os trabalhos ou o órgão do governo federal ele já foi consultado?
DC - Sim, a CPRM foi contatada pela Defesa Civil de Arapiraca e é um dos órgãos que farão parte desse trabalho no município.
Tremores – Até agora, segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Arapiraca registrou três tremores de terra: dia 4 de agosto, com 1.5 de magnitude; dia 25, magnitude 2.1; e na última sexta-feira (28), também de 1.5 de magnitude.
“Desde o registro do tremor, a equipe da Defesa Civil de Arapiraca esteve monitorando as áreas afetadas, especialmente as proximidades do Residencial Brisa do Lago, epicentro do tremor. Além da reunião, as equipes visitaram a área do epicentro e avaliaram o caso in loco”, conclui a Defesa Civil de Arapirca.
Nota Vale Verde
A Mineração Vale Verde (MVV) vem por meio desta nota oficial dizer que os recentes tremores de terra sentidos em Arapiraca-AL não têm nexo causal com os desmontes controlados da empresa.
Os desmontes são preferencialmente agendados para ocorrer às quintas-feiras, por volta de 12h (meio-dia). Essa escolha foi feita em consenso com as comunidades locais, com vistas ao menor impacto possível e garantindo que a população seja sempre devidamente informada antes e após cada evento.
A MVV mantém o compromisso contínuo de transparência e comunicação fluida com as comunidades anfitriãs, mantendo-se aberta ao diálogo com todas as partes interessadas e tendo a Segurança como seu principal valor.




Comentários