Neurocirurgião arapiraquense tem aprovação internacional de tese sobre malformação no cérebro
- É de Arapiraca
- 24 de jul.
- 1 min de leitura
Arapiraca, 24 de julho de 2025

Malformação de Chiari Tipo I é uma condição neurológica rara, em que partes do cérebro movem-se para fora da base do crânio, comprimindo a medula espinhal.
O assunto ganhou destaque após o neurociruegião arapiraquense Yvens Barbosa Fernandes, que hoje trabalha em Campinas-SP, ter desenvolvido teoria sobre o problema que ganhou reconhecimento internacional. A teoria foi confirmada por cientistas e pesquisadores da Inglaterra, EUA, Canadá e Filipinas.
Como ela age
A Malformação de Chiari Tipo I age interferindo no fluxo do liquído cefalorraquidiano e provoca sintomas como zumbido no ouvido, fraqueza muscular, dificuldade de equilíbrio e coordenação motora, visão dupla ou embaçada; no casos mais graves, a vítima pode ter dificuldade para respirar e sofrer com engasgo.
Proposta
Financiada com recursos próprios, a teoria de Yvens Barbosa Fernandes, filho do médico José Fernandes (in memoriam), e sobrinho do também médico Judá Fernandes, indica que a malformação pode ter origem genética ligada a traços herdados de espécies humanas extintas, como os Neandertais.
De acordo com o trabalho, pessoas com a malformação possuíriam traços cranianos parecidos com os desses ancestrais, o que pode oferecer uma nova compreensão sobre a causa da doença.




Comentários