Planetário de Arapiraca reabre as portas no ano que comemora uma década de vida voltada às ciências
- ehdearapiraca.com.br
- 30 de jan. de 2022
- 4 min de leitura
Em outubro deste ano, o Planetário de Arapiraca completa 10 anos de atividades na cidade. O local foi reaberto nesta quinta-feira, 27, após a fase mais crítica da pandemia de Covid-19 e uma reforma para deixá-lo ainda mais moderno. No Lago da Perucaba, o Planetário se destaca pela projeto pedagógico, tecnologia e uma das mais amplas cúpulas digitais de observação do país. Em 2015, foi homenageado com a entrega de um boton da NASA pela cientista brasileira e professora Duilia de Melo, que integra a instituição americana em reconhecimento ao relevante trabalho desenvolvido em Arapiraca. Confira a seguir entrevista com sobre o local com o Doutor em Ciências pela Ufal e diretor do Planetário, Jhonatan Neves sobre o local.
Blog - O que é um Planetário?
Jhonatan Neves - O Planetário é um espaço pedagógico e científico para ensino da Astronomia. Além de Planetário, nós somos a casa da Ciência, e aqui a gente consegue trabalhar as ciências naturais, as ciências exatas e humanas, através das nossas galerias científicas que têm os pilares da astronomia com os grandes astrônomos e filósofos que se destacaram nas ciências. Entre diversas coisas, é feito lançamento de foguetes, confecção de brinquedos científicos, teatro de fantoche, palestras no mirante sobre a esfera celeste, aulões preparatórios para as Olimpíadas Brasileiras de Astronomias e Astronáutica e a Mostra Brasileira de Foguetes.
Blog - Planetário mantém diversas atividades pedagógica, práticas e também parcerias com universidades e outras instituições.
Jhonatan Neves - Funcionamos como um apoio pedagógico e estudo das ciências para os alunos das escolas em Tempo Integral de Arapiraca, alunos da Rede Estadual de Ensino, além de suporte a projetos da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com robótica e lançamento de foguete, assim como desenvolvimento de estratégia metodológica em projetos dentro do Planetário.
Blog - Na atividade pedagógica, com prática, o Planetário também promove cursos de iniciação à Astronomia.
Jhonatan Neves - Já formamos 40 pessoas, em iniciação à Astronomia, entre professores, alunos e cidadãos da comunidade. Foi um curso com carga horária de 15h a 18h dentro do cineteatro do Planetário, e uma parte prática na área externa. No pôr do sol, saímos para observar os planetas e esfera celeste, como parte prática do curso.
Blog - Planetário também aproxima a população da Astronomia com visitação?
Jhonatan Neves - É sim. Os alunos que fazem atividades pedagógicos voltavam para casa e contavam tudo de legal que aprendiam com os projetos. Então, a curiosidade para os pais também foi logo despertada e, como trabalham e não tinham tempo, resolvemos abrir o Planetário todo último sábado do mês para que possam mergulhar na beleza que é a Astronomia, a ciência. Com a pandemia e reforma e modernização do local, tivemos que suspender essa atividade. Mas vamos retomar o acesso ao público agora com a reabertura que aconteceu na quinta-feira passada.
Blog - Planetário Arapiraca recebeu uma Menção Honrosa da professora brasileira e cientista da NASa Duilia Melo, em 2015, pelo trabalho realizado por aqui. Qual o diferencial do que vocês fazem em relação a outros locais?
Jhonatan Neves - Nossa cúpula astronômica tem capacidade para aproximadamente 70 pessoas sentadas. Os vídeos são exibidos através de um projetor de última geração, que mostra a aproximação dos planetas, sistema solar, nebulosas e constelações. Como disse antes, tudo isso aliado ao projetos pedagógicos nos rendeu um boton da NASA, entregue em 2015, pela cientista brasileira da instituição americana. Ela nos homenageou, durante o Encontro Nacional de Astronomia, quando o telescópio Hubble completou 25 anos. Além do nosso Planetário, somente mais outro projeto de ciência e um cientista receberam a honraria. É a prova de que nosso Planetário está no caminho certo.
Blog - Por falar em caminho, em trajetória, o Planetário completa, em outubro, 10 anos de vida. Já é uma estrada percorrida...
Jhonatan Neves - No Brasil, as casas de ciência concentram-se no Sul e Sudeste. Nesses 10 anos de vida que serão comemorados em outubro, o Planetário tem contribuído para a democratização do ensino, teórico e prático das Ciências, com foco na Astronomia. Nosso Planetário é um projeto que deu e dá muito certo. E tem obviamente muitos desafios que, superados, nos deixarão cada vez mais com nível de excelência.
Blog - O que tem sido mais gratificante nesse processo todo de comunhão, de troca, por exemplo de um Doutor como você, e o público leigo que visita o Planetário?
Jhonatan Neves - Há uma situação de uma idosa, já de uns 80 anos, que ilustra bem isso. Depois de uma visitação a nossa cúpula, a senhora me disse que já havia vivido quase tudo até ali e não imaginava que pudesse existir aquele universo que o Planetário apresentava a ela. Então, por tudo isso, já vale muito a pena estarmos aqui..
Blog - Então, vocês que fazem o Planetário e Ciência em Arapiraca chegam a uma década de vida com o sentimento do dever cumprido?
Jhonatan Neves - Nunca uma missão está totalmente realizada, porque a ciência é dinâmica, o universo é uma imensidão ainda em construção, e nós somos parte do universo. Há sempre o que melhorar, o que fazer. Mas esse lugar aqui é mágico, tem uma força magnética inexplicável. Quem ainda não veio, convido para que conheça; quem já veio, agora com a reinauguração, pode voltar a nos visitar.
Crédito Imagem: Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)






Comentários