top of page

Política: Bruno Euclides propõe aumento e modernização de frota de ônibus para o transporte em Arapiraca

Arapiraca, 5 de setembro de 2024



ree

Bruno Euclides é major da PM e ex-presidente do ASA


Ampliar, modernizar a frota de ônibus, criando também bilhete único e gratuidade aos domingos em Arapiraca. Essas são algumas das propostas do candidato a vereador, Bruno Euclides, (PT), para o transporte público da segunda maior cidade de Alagoas.


Para isso, o Major da Polícia Militar afirma que as mudanças passam, obrigatoriamente, pela criação do Plano de Mobilidade Urbana, que consta do Plano Diretor da capital do Agreste, que está defasado há 18 anos: a última atualização é de 2006.


Bruno Euclides diz que é inadmissível que uma cidade do tamanho de Arapiraca – com mais de 235 mil habitantes, além da população flutuante de cidades do Agreste e Sertão – não ofereça ao cidadão trabalhador a opção de transporte público digno. Ainda conforme o candidato, que foi presidente do ASA em 2015, hoje, os ônibus que realizam o transporte público são velhos e sucateados, veículos que não serviam mais em outros locais e agora circulam em Arapiraca.


“Hoje, o transporte público oferecido em Arapiraca faz, principalmente, o trajeto de localidades mais distantes na zona rural para o Centro, onde há um terminal no Bosque. De lá, outras linhas saem para os bairros, mas não existe uma cobertura adequada à todas as localidades e as linhas não contemplam o horário noturno por exemplo. E isso acontece, entre outras coisas, pela omissão das nossas autoridades, sobretudo na Câmara Municipal de Arapiraca, que ignora o fato de que o Plano Diretor foi atualizado, pela última vez, em 2006. Sem ele, também, o Executivo vem deixando para depois o Plano de Mobilidade Urbana”, lamentou Bruno Euclides.


Bruno alerta para um número preocupante, que reflete bem a inexistência de um transporte público digno do tamanho e da necessidade da população arapiraquense: em Alagoas, mais de 60% das mortes no trânsito, com moto, são em Arapiraca.


“Sem transporte público eficiente, a grande maioria dos trabalhadores não pode comprar um carro, por exemplo, e optam cada vez mais por comprar motos. Estamos morrendo ou ficando com sequelas diariamente porque o poder público tem negligenciado o transporte público", declarou Bruno Euclides.

 
 
 

Comentários


bottom of page