Quem não deve não teme? Comissão de Arbitragem nega ao ASA acesso a todos os áudios e vídeos do VAR da final
- É de Arapiraca
- 8 de abr.
- 2 min de leitura
Arapiraca, 8 de abril de 2025

Divulgação FAF
O presidente da Comissão Nacional de Arbitragem de Alagoas, George Alves Feitosa, negou pedido do ASA para acesso irrestrito a todos os áudios e vídeos da cabine do VAR da final do Campeonato Alagoano, quando o time arapiraquense foi absurdamente prejudicado pelo próprio VAR e pela arbitragem de campo do confronto.
Para negar o pedido, George utilizou o corporativismo da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF. O pedido do ASA vai na esteira das denúncias que o clube fez de manipulação de resultados (o caso será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça/STJD, no Rio). Vale lembrar que o ASA vencia o jogo contra o CRB por 1 x 0, quando o VAR entrou em campo para ser decisivo na virada do adversário, com um gol de mão e 20 minutos de acréscimos em um só tempo de uma partida, recorde mundial na história do futebol.
Amparado pela legislação, o ASA enviou outro ofício, desta vez direto para o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), para que exerça a prerrogativa que a lei lhe faculta para que os vídeos e áudios sejam liberados a fim de que sejam anexados ao processo que o ASA tem no STJD.
Caso a FAF também se negue, o ASA pode recorrer ao TJD/AL e, em última instância, ao próprio STJD, que possuem poder de determinar a liberação dos áudios e vídeos.
Nesse caso, perguntar não ofende: quem não deve, não teme? Ou não deveria temer?

OFÍCIO Nº 003/2025Arapiraca, 3 de abril de 2025
Ao SenhorFelipe FeijóPresidente da Federação Alagoana de Futebol – FAFAv. Tomás Espíndola, 1215 – FarolCEP: 57051-000 – Maceió/AL
Assunto: Solicitação de acesso ao inteiro teor dos vídeos e áudios da cabine do VAR – Segunda partida da final do Campeonato Alagoano 2025
Senhor Presidente, A Agremiação Sportiva Arapiraquense – ASA, inscrita no CNPJ sob o nº 12.716.382/0001-08, com sede em Arapiraca/AL, neste ato representada por seu Presidente Executivo, Sr. Rogério Siqueira, vem, respeitosamente, renovar a solicitação de fornecimento integral dos arquivos de vídeo e áudio da cabine do VAR, referentes à segunda partida da final do Campeonato Alagoano 2025, que foi realizada no dia 7 de abril de 2025, entre ASA e CRB, sob organização dessa Federação.Tal pedido, ora direcionado diretamente à Presidência da FAF, decorre da negativa já formalizada pela Comissão Estadual de Arbitragem, razão pela qual solicitamos especial atenção a este pleito, tendo em vista seu relevante interesse institucional e o direito do clube à ampla defesa, transparência e apuração de condutas no âmbito desportivo.
O requerimento encontra respaldo no artigo 5º, inciso LV, da Constituição Federal (princípios da ampla defesa e contraditório), no Estatuto do Torcedor (Lei nº 10.671/2003), e nas diretrizes do protocolo do VAR estabelecido pela FIFA/IFAB.Diante disso, solicitamos que os arquivos solicitados sejam disponibilizados, preferencialmente por meio digital (link seguro ou mídia), para o e-mail institucional do clube: diretoria@asadearapiraca.com.br, no prazo regulamentar.Certo de sua atenção ao tema, renovamos os protestos de elevada consideração.
Atenciosamente,
Marcos Rogério de SiqueiraPresidente
Executivo da Agremiação Sportiva Arapiraquense – ASA
Comments