Ufal Arapiraca e entidades ligadas ao tema discutem desconstrução dos direitos da saúde coletiva
- ehdearapiraca.com.br
- 24 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Direitos em desconstrução: reflexões sobre os desafios da Saúde coletiva. Esse é o tema de um evento virtual que será realizado nesta quinta-feira, 24, a partir das 14, na plataforma Google Meet, por integrantes do Campus da Universidade Federal de Alagoas em Arapiraca, com outras entidades ligadas ao tema como o Núcleo do Centro de Estudos Brasileiros de Saúde (CEBES) do Agreste, com sede em Arapiraca, o Núcleo Temático Saúde, Trabalho e Direito do CEBES nacional, Núcleo CEBES Alagoas e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O debate também é voltado a profissionais das áreas do direito, trabalho e Direitos Humanos. Em contato com o blog, o professor Dr. da Ufal em Arapiraca, Diego Souza, comentou alguns aspectos do evento que vai debater as perspectivas da saúde coletiva.
"Direitos em (des) construção: reflexões sobre os desafios para a saúde coletiva" é um evento pensado para proporcionar o debate sobre a atual conjuntura brasileira (e mundial), a partir da qual se engendram os retrocessos na seara dos direitos sociais, em especial na saúde", afirma o Dr.
Ainda segundo Souza, no debate desta quinta-feira também vai enfatizar como os retrocessos estão diretamente associados aos processos de ataque à democracia, sobremaneira, diz o professor, oriundos do que ele chama de um movimento de ultradireita em ascensão no mundo.
"A Saúde Coletiva, como baluarte da perspectiva crítica na saúde, não pode ser furtar à defesa intransigente da saúde como componente de uma democracia substantiva, assim como contribuir com os processos de luta e resistência da classe trabalhadora contra os referidos retrocessos", avalia Diego Souza.
Para tanto, prossegue o pesquisador, foi construído o espaço coletivo, com o debate de hoje, que conta com a mobilização dos docentes da Saúde Coletiva da graduação de Enfermagem entre outros.
Programação
A programação conta com a participação da presidenta do Cebes, Lúcia Souto e dos professores Luiz Carlos Fadel de Vansconcello (Fiocruz/RJ) e Edna Bezerra (Ufal-Maceió e Cebes AL).






Comentários