top of page

Programa da NASA: professora arapiracaquense detecta três novos asteroides

Atualizado: 30 de abr.

Descoberta ainda está sendo avaliada pela comunidade científica


Arapiraca, 21 de abril de 2025


Por Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)


Professora Janice Gomes / Fotos: arquivo pessoal


A movimentação de astros no céu, nos dias 26, 29 e 31 de março de 2025 não passou despercebida para a professora Janice Gomes, que trabalha na rede municipal de ensino de Arapiraca.


Por meio de detalhada e persistente observação telescópica, Janice Gomes descobriu três possíveis asteroides rondando o planeta Terra e o Sistema Solar.


Pesquisadora e amante da Ciência, a professora Janice Gomes viveu uma experiência única ao participar, pela primeira vez, do programa Caça Asteroides, uma iniciativa de Ciência Cidadã promovida pela Nasa, em parceria com o IASC (International Astronomical Search Collaboration) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


A professora arapiraquense foi convidada a integrar a equipe da jovem astrônoma mirim Nicole Simeão, considerada a mais jovem astrônoma mirim do mundo.


A primeira campanha de 2025, do Programa Caça Asteroides no Brasil, foi encerrada com 313 detecções preliminares. Entre elas, estão três descobertas realizadas pela própria Janice Gomes, que agora aguarda a validação pelo IASC.



Caso sejam confirmadas as novas descobertas, a professora Janice poderá ser convidada a nomear esses corpos celestes — uma honra reservada àqueles que contribuem significativamente com o programa.


O processo de validação pode levar cerca de um ano para que a detecção se torne provisória, e entre cinco a dez anos para a confirmação definitiva e nomeação oficial dos asteroides.


“É minha primeira participação. Acreditava que iria apenas desenvolver as habilidades de busca, mas foi uma grata surpresa. Agora é aguardar a análise do IASC”, contou, emocionada a educadora.


Mais do que uma realização pessoal, a participação de Janice representa um marco para a popularização da Ciência e o fortalecimento da Ciência Cidadã em Arapiraca, no estado de Alagoas e no Brasil.


O programa já levou outros participantes a serem premiados com viagens à NASA e se destacarem nacional e internacionalmente por suas contribuições científicas.


Com o coração cheio de orgulho e entusiasmo, a professora Janice Gomes, que tem o apoio da gestão do prefeito Luciano Barbosa e da Secretaria Municipal de Educação, já traça novos planos: quer se tornar líder de equipe e formar outros multiplicadores desse conhecimento.


Incentivo aos jovens arapiraquenses

“Quero oportunizar que outros jovens possam sentir a mesma emoção que eu senti ao receber essa notícia tão inovadora em minha vida”, afirmou.


A trajetória de Janice é um exemplo inspirador de como a Ciência pode estar ao alcance de todos, inclusive dentro das escolas públicas brasileiras, quando há incentivo, curiosidade e paixão pelo conhecimento.


O feito da professora arapiraquense reforça o papel transformador da Ciência Cidadã e o potencial dos educadores como protagonistas na construção de uma educação científica transformadora.

 
 
 

Comentários


bottom of page